sexta-feira, 19 de junho de 2015

Chá com Filosofia #3


 Ola, este texto é o terceiro da série Chá com Filosofia.

Nessas conversas anteriores já conversamos sobre se o conhecimento traz felicidade ou tristeza e sobre o sentido da vida por exemplo. Quem já leu os outros textos já sabe a dinâmica, mas eu explico.

  Vamos ter uma conversa leve e tranquila aonde eu dou a minha opinião sobre algumas perguntas, com uma linguagem simples  sem nenhum jargão científico ou complicação desnecessária.

  Sinta-se a vontade, se somos capazes de pensar, somos todos filósofos. Caso tenha alguma dúvida, ou quiser expor sua opinião, não excite, faça comentários que responderei o mais breve possível.

   Sua opinião é muito bem vinda, ficarei muito feliz em saber o que acha do assunto. Vamos lá!!

A série completa:

Chá com Filosofia #1
Chá com Filosofia #2
Chá com Filosofia #4
Chá com Filosofia #5
Chá com Filosofia #6

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

  • É bom ser livre?  
  • A liberdade sempre foi foco da atenção humana, sempre discutiu sua necessidade e até sua existência, tema que falo neste texto, clique aqui para ver. Mas se pararmos para pensar, muitas das agonias humanas são causadas pela liberdade, ou liberdade de escolha. Em vários momento de nossas vidas passamos por ocasiões que precisamos fazer escolhas, um conflito nasce pois a escolha de uma opção irá consequentemente eliminar para sempre a outra.

  Por exemplo, ao escolher fazer determinado curso superior, por consequência será eliminado vários futuros aonde faria outros cursos diferentes.

  Por outro lado, seria menos satisfatório ter somente uma escolha, ou melhor, nenhuma escolha. Apesar de concordamos na utilidade da liberdade de escolha, devemos também concordar na problemática que esta gera. Não é a liberdade de escolha que faz ter sentido a vida? Caso contrário seria apenas uma vida robótica sem emoções.

Descubra mais sobre a liberdade neste texto.
  • Quem é você? 
 Parece uma pergunta simples, mas pare para pensar e responde-la.

Conseguiu ter uma resposta definitiva?

 Não sei se conseguiu, porém, não acho uma pergunta tão simples. Não é paradoxal o fato de não conseguirmos responder esta questão com eficiência e outra pessoa conseguir responder melhor sobrem quem você é?

 É fato que somos reflexos do que conhecemos, do acreditamos, do que somos capazes. O histórico de vida, e por consequente sua moral e ética, da pessoa a define.

 Assim, a resposta vai considerar estes diversos fatores fazendo que passe por uma verdadeira análise de sua consciência e do passado, e até das expectativas para o futuro.

 Moral é o conjunto de normas que regulam o convívio com a sociedade, e a ética é a forma como o homem deve se comportar para ter uma vida o menos conflitante possível.

 Assim, basicamente com a moral e ética através das nossas ações causamos determinadas impressões sobre a personalidade, o que explica o porquê de outra pessoa responder melhor esta questão do que nos mesmos.

     Porém, a verdadeira essência da pessoa só pode ser deduzida através de uma completa análise que somente a própria pessoa pode fazer, e a longo prazo. Ter essa resposta é vital, pois para chegar a completa felicidade é necessário uma caminhada de auto-descoberta que perdura por toda a vida.

Sobre o sentido da vida leia: Encontrando o Sentido da Vida na Morte

  • Por que acreditar em Deus? 
    Desde dos primórdios da sociedade, o homem estipula teorias para explicar o que não entendia, é a sua natureza curiosa que nos instiga, assim, surgiu a mitologia e a religião. Outra questão é que a humanidade nunca estando contente com o atual conceito de determinado assunto repensa a matéria, chegando a novas conclusões. 
  Apesar do esforço e dedicação dos cientistas atuais ainda há perguntas sem respostas e que perdurarão sem conclusão por bom tempo diante da complexidade da questão e do conhecimento ínfimo da humanidade. Deus existe? Há vida após a morte? Possuímos almas? Cada religião possui sua explicação. Mas, por que existe religião?

   A religião surge no espirito indignado, que precisa de resposta para tudo. Mais do que isso, perante o sofrimento da vida mundana, o ser busca a salvação que não obteve com a razão (pensamento racional, como a filosofia).

 Encontra refúgio na religião, pois somente o mistico, através de dogmas e valores morais, pode conceder a paz a visão racional não conseguiu.        

                                           
                                



Obrigado leitores;

Agradeço pela atenção que dedicou à este texto, sua visita é muito importante para mim e para o blog, são vocês que me motivam a me dedicar cada dia com mais entusiasmo. Caso tenha gostado, compartilhe com seus amigos e me siga nas redes sociais. 


Gostaria de saber sua opinião!
Participe!

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner
Próximo Chá com Filosofia: Clique aqui

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário