sábado, 6 de junho de 2015

Origem da Vida




















 Hoje trago comentários sobre o surgimento da vida, o que sempre foi objeto da curiosidade humana, assim ao decorrer do tempo diversas teorias foram criadas.

  Toda religião possui sua explicação sobre a origem do universo, para a mitologia grega foi Gaia, a mãe-Terra, que deu origem à tudo que conhecemos. Para os hindus foi Brahma o criador do universo.

 A filosofia também tratou o assunto trazendo diversas explicações. Filósofos gregos, denominados "filósofos da natureza", também chamados de pré-socráticos, se destinavam a descobrir como a vida surgiu, assim sugeriram a existência de um elemento no qual tudo no mundo teve início.

  Assim diversas teses surgiram sobre qual elemento seria este. Fogo, ar, o infinito entre outras. 

  
Para Tales de Mileto,  da água surgiu toda forma de vida e água deveria retornar.

     O que a ciência atualmente sabe que a água foi muito importante para o surgimento da vida, sendo que animais e vegetais ainda dependem deste eleme to. Nosso corpo é feito de 75% de água. Não é difícil imaginar o motivo de Tales de Mileto ter escolhido a água como elemento essencial.

Tales de Mileto

  Anaximandro de Mileto discordava de seu mestre,  Tales, para ele o elemento essencial não poderia ser a água pois esta também deriva de algo. Assim, concluiu que só poderia ser o infinito, que não tem limites.

 Para Anaxímenes, discípulo de Anaximandro, embora concordasse que o elemento necessita ser infinito acreditava que este também deveria ter um uma característica física, logo, deve ser o ar. Concluiu que deste deriva toda forma de vida, por rarefação e condensação.  

 Anaxímenes segue o pensamento que toda forma de vida respira, logo se o ar é o elemento principal da respiração dele deve surgir todas as coisas.

  Para Heráclito, filósofo pré-socrático que viveu aproximadamente entre 540 e 480 A.C. na Ásia Menor, a principal característica é a sua constante transformação.
 
Heráclito
Para explicar tal característica utilizou as seguintes frases: "Ninguém pode tomar banho duas vezes nas águas do mesmo rio” e "tudo flui". Ao se banhar pela segunda vez, o rio não é o mesmo, nem a pessoa. 

 Segundo essa lógica o elemento essencial seria o fogo, justamente o elemento mais volátil, se tornando mais forte ou mais fraco conforme a intensidade do calor. 

  De fato, mudamos todos os dias afinal as células e átomos do nosso corpo se renovam por diversas vezes durante a vida. O crescimento e envelhecimento são outro exemplo.

  Todas estas teorias tem suas falhas, mas também possuem acertos. É curioso notar que apesar da falta de tecnologia chegaram a conclusões que a ciência moderna confirmou.  


Leia este texto sobre o atomismo na visão de outro filósofo grego antigo: 


 Também é verdade que sem os quatro elementos essenciais, fogo,  água, terra, e ar, a vida não seria   possível. Não poderíamos concluir que a vida surgiu da união destes elementos? 






Siga nas redes sociais para não perder nenhum texto:



Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário