terça-feira, 28 de julho de 2015

A Filosofia e o Suicídio


   O suicídio é um mal que atinge muitas pessoas no mundo inteiro, é realmente uma grande problemática. A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que 800 mil pessoas se suicidam por ano, é realmente impactante. Veja a matéria completa com mais estatísticas

 O texto de hoje é dedicado a compreender o suicídio através da filosofia e outras ciências do pensamento, como a psicologia. Vamos ver o que a visão de diversos filósofos sobre o assunto.

Antes de adentrar no assunto é necessário lembrar ao leitor que se trata de uma visão filosófico, em maneira nenhuma é uma apologia à pratica, muito menos uma crítica. 

 Pelo contrário, me solidarizo com quem sofre este problema, e até espero que o texto possa trazer alguma ajuda para quem precisa. 

"Não sofra calado, procure ajuda"


 Os filósofos consideram o suicídio como o maior problema filosófico existente, Albert Camus chegou a afirmar, em 1942, que só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio, pois contraria a vontade de auto-conservação e sobrevivência que é inato a todo ser humano, Sigmund Freud denominou este princípio como Eros, é a definição de libido, o instinto da vida. 

  • Veja aqui este texto onde explico mais a teoria sobre a mente humana de Freud:

Ação Humana - Como funcionamos? 

 A questão do suicídio é que tirar a própria vida não é algo natural, não faz sentido. Assim, a pessoa que possui tendências suicidas está doente, uma doença psicológica que leva a auto-destruição.

 É fácil perceber que existe uma grande carga emocional nestas pessoas, não se pode julgar pessoas que cometeram ou que desejam cometer. 

 Segundo Angerami (1997), quando o indivíduo busca o suicídio como alternativa para os devaneios e sofrimentos existenciais, esse alguém padece emocionalmente em níveis sequer suportáveis.

 O desejo suicida se manifesta em um momento quando a pessoa não vê mais motivos de existir, o que acontece por diversas causas, não vê mais motivos para existir porque não possui uma perspectiva de futuro, ou não vê um futuro agradável. 

Ocorre quando a pessoa encontra-se saturada, exausta e vê como alternativa a morte para se livrar de uma dor, uma agonia, se trata de uma trazer um possível alívio à situação. 

  • Coragem ou Fracasso?  
 Aquele que tira sua própria vida pratica um ato de coragem ou de covardia? Para Santo Agostinho o suicida busca o suicídio por ser uma alternativa mais fácil, na visão dele é mais fácil se matar do que procurar a solução do problema, ele então considera um fracasso da coragem, uma tentativa de escapar da realidade. Eu, particularmente, não concordo com esta opinião. 

 Santo Agostinho foi influenciado sobre o pensamento cristão e a sua moral, é contrário ao suicídio e condena ao inferno quem pratica pois em sua visão de vida o único com direito de criar a vida e morte é Deus, é ele quem decide, para a religião cristã, o destino e o momento da morte de cada um.

 Assim, aquele que decide terminar sua existência antes disto não estaria apenas contrariando uma vontade divina, também estaria querendo ser Deus, Deus de si mesmo. 

 Platão se opõe ao suicídio, afirmando só ser permitido em caso de necessidade, por exemplo, no caso de um soldado ser apanhado pelo exército inimigo, seria um ato heroico pois caso contrário poderia trazer riscos ao seu país. Para ele o suicídio se constitui numa injustiça praticada contra si mesmo.

 Acontece que surgiu o Antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") durante o Renascimento, corrente filosófica em oposição ao Teocentrismo (Teo: Deus Kentron: centro) que coloca o homem como o centro da atenção do pensamento, é a separação da Teologia da Filosofia.  Os renascentistas defensores do antropocentrismo “pregavam” a razão, o homem e a matéria.

 Alguns nomes mais conhecidos de renascentistas defensores do antropocentrismo são: Nicolau Maquiavel, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e René Descartes.

 O controle da vida passou a pertencer as pessoas e não mais a uma entidade divina, ou a igreja. O homem passou a ser livre para praticar o que quisesse, independente de ser pecado ou não. O suicídio não é mais uma ofensa à ninguém, embora concorde que é muito triste. O ser humano é dono de si mesmo e possui o direito de fazer o que bem entender com a sua vida, até mesmo decidir sobre o momento de sua morte. 

 filosofar é aprender a morrer
- Montaigne

 Seguindo esta linha de pensamento está o Estoicismo, corrente liderada por Estoico, para eles o homem é livre para decidir sobre a sua vida. É apenas uma minoria dos Filósofos que defendem o suicídio, a grande maioria se opõe fortemente. 

 Não posso concordar que o suicida é um covarde, apesar de desistir de sua existência é necessário muita coragem para fazer isso. 

  • Visão Religiosa

Vimos anteriormente que o Cristianismo condena pratica, veja agora a opinião do Espiritismo: 

 De onde vem o desgosto pela vida que se apodera de certos indivíduos sem motivos razoáveis? 
Efeito da ociosidade, da falta de fé e freqüentemente da satisfação plena de seus apetites e vontades, do tédio. Para aqueles que exercem suas atividades com um objetivo útil e de acordo com suas aptidões naturais, o trabalho não tem nada de árido, e a vida escoa mais rapidamente. Suporta as contingências da vida com mais paciência e resignação quanto age tendo em vista uma felicidade mais sólida e mais durável do que o espera

Em O Livro dos Espíritos, Parte Quarta, Capítulo I - Penalidades e Prazeres Terrenos, Allan Kardec pergunta aos espíritos superiores, através de outros médiuns.



Referências: 





2 comentários:

  1. Este artigo é primoroso por tratar de forma tão cristalina, interdisciplinar a questão do suicídio.
    O suicídio é um fenômeno complexo, que pode surgir não só de uma inadequação social, mas como de uma insatisfação absurda da pessoa para com ela mesma.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo seu comentário, amigo, é justamente este o intuito do artigo, ter uma conversa franca sobre um assunto tão polêmico, uma conversa que pode fazer a diferença para que sofre com vontade de se matar.

    Fico feliz que tenha gostado, lhe convido para acompanhar o blog, através das redes sociais ou da nossa newsletter

    ResponderExcluir