sexta-feira, 17 de julho de 2015

Filmes com Filosofia



Quando o assunto é filosofia, sempre vêm à cabeça livros grossos e com linguagem complexa, o que desestimula o aprendizado. Mas a filosofia, e demais ciências do conhecimento não estão somente nas livrarias e bibliotecas, podemos aprender filosofia com filmes e séries, tornando a busca pelo conhecimento mais dinâmica e rica em conteúdo. Veja um lista de filmes:





Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner


  •  Matrix

 

 Matrix é uma produção cinematográfica estado-unidense e australiana de 1999, dos gêneros ação e ficção científica, dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne. Custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões. 

Enredo:

   Thomas A. Anderson é um programador para uma respeitável empresa de software, além disso, é um hacker conhecido como Neo. Através de suas habilidades hackers descobre algo chamado Matrix, uma realidade alternativa.

   É atormentando por sonhos repetitivos, aonde encontra-se conectado à cabos em um imenso sistema de computador, sempre acotda gritando no exato momento que os eletrodos estão para conectar em seu cérebro. O tormento causado pelos pesadelos o faz duvidar sobre a realidade.  

"Você já teve um sonho, Neo, em que você estava tão certo de que era real? E se você fosse incapaz de se acordar desse sonho? Como saberia a diferença entre o mundo do sonho e o real?" (Morfeu questionando Neo, Filme Matrix).

   No desenrolar do filme, Thomas descobre a Matrix, um sistema que controla e manipula a vida das pessoas. Em um cenário onde a inteligência artificial tomou controle da humanidade. Toda a sociedade que acreditamos existir não passa de um programa de computador. Morpheus, outro personagem chafe da estória, acredita que Thomas é Neo, o escolhido para lutar contra a Matrix, para trazer liberdade às pessoas. 

A Filosofia de Matrix:

  A ficção (ou a realidade desconhecida?) de Matrix instiga muitos porque nos identificamos com o personagem, todos querem ser o escolhido para alguma coisa, ser especial provoca os desejos mais naturais do ser humano, ser o mais especial provoca em uma intensidade maior ainda. Todo garoto sonha em ser o herói que salvará o mundo.

  Algumas correntes filosófica discutiram a realidade como o Niilismo (de nihil, "nada"). Niilismo consiste na negação de todo o conhecimento já adquirido e todos os princípios religiosos, sociais, e políticos. Foi primeira utilizado por Friedrich Heinrich Jacobi e Jean Paul e posteriormente por Friedrich Nietzsche, que o descreveu como falta de convicção em que se encontra o ser humano após a desvalorização de qualquer crença.
   
"Um niilista é um homem que não se curva ante qualquer autoridade; nem aceita nenhum princípio sem exame, qualquer que seja o respeito que esse princípio envolva".
-Turgeniev

   Através do Niilismo, Nietzsche ditou sua famosa frase: "Deus está morto", no sentido que devemos desconectar a religião da filosofia, é assim, uma renovação do modo de pensar moderno. Para Nietzsche, existem dois tipos de niilismo: o passivo e o ativo. O niilismo passivo pode ser visto como uma espécie de evolução de uma pessoa, apesar de não haver uma mudança dos valores. Por outro lado, o niilismo ativo vira todas as suas forças para a demolição da moral, sendo que tudo fica no vazio e o absurdo ganha preponderância, de tal forma que o niilista só tem como solução esperar ou causar a sua própria morte.

   O mais incrível disto é que não podemos, por mais absurdo e fantasioso que seja, afirmar que é impossível de vivermos algo parecido à uma realidade alternativa. Não há provas que garantem que a realidade existe da forma que imaginamos que seja.

  • Batman 




  Todos conhecem o Batman, descarece de apresentações, o super-herói da DC possui diversas produções multimídia, está presente em revistas de quadrinhos, animações, brinquedos, filmes e jogos de vídeo-game.

     Um personagem complexo, sombrio e misterioso, poucas palavras e muita violência. O homem "comum" que se esconde atrás da máscara negra é Bruce Wayne, entre aspas porque Bruce é herdeiro multimilionário, dono das Empresas Wayne, que combate a criminalidade com utensílios militares de última geração.

   Mas seus filmes possuem mais do que apenas explosão, pancadaria e violência, é um campo vivo para aprendermos tanto filosofia como psicologia.



   Não somente com este herói, mas como todo filme do gênero, podemos analisar na prática vários temas filosóficos, como a ética e moral. Há sempre uma dualidade entre o bem e o mal, entre mocinho e bandido, herói e vilão. O que nos remete ao dualismo de Lao Tse, que concluiu que o Universo é composto de dois aspectos positivos, que completam entre si e coexistem, o bem e o mal, claro e escuro, masculino e feminino e etc.

Sobre a filosofia de Lao Tse e outros filósofos orientais leia este texto.

  Outro ponto importante é ausência de poderes sobrenaturais, tanto o Batman (apesar de ser multimilionário e mestre em artes marciais) como o Coringa são pessoas normais. Nenhum deles possui super força ou é capaz de voar mas mesmo assim se confrontam cada um tentando cumprir seu objetivo.

  A lição que podemos tirar disto é que apesar das dificuldades enfrentadas, independente do tamanho do seu objetivo ou de quem você é, a única coisa que precisa para cumprir suas metas é força de vontade.

  A estória do Batman, principalmente no filme Cavaleiro das Trevas, trabalha muito bem o papel entre bem e o mal, em muitas partes do filme o personagem é questionado se a sua ação é verdadeiramente moral ou se estaria agindo em desacordo com sua postura de herói. Sobre isto, Nietzsche fala o seguinte:

(...)sob que condições o homem inventou para si os juízos de valor „bom‟ e „mau‟? e que valores têm eles? Obstruíram ou promoveram até agora o crescimento do homem? São indícios de miséria, empobrecimento, degeneração da vida? Ou, ao contrário, revela-se neles a plenitude, a força, a vontade da vida, sua coragem, sua certeza, seu futuro?

  O coringa apesar de ser um maniaco, sociopata, assassino e maluco, citou diversas frases interessantes, veja:
  • A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho...
  • Você pode se vingar do mal, sem se tornar parte dele?
  • Se você é bom em alguma coisa, nunca a faça de graça.
  • A honra e a moral deles são uma piada de mal gosto. 
  • Dê ao homem uma mascara e ele se tornará quem realmente é

Referência:

  • http://www.significados.com.br/niilismo/
  • http://ateudemim.blogspot.com.br/2008/08/tica-e-filosofia-no-filme-batman-o.html
  • http://www.chamada.com.br/mensagens/matrix.html
  • http://monografias.brasilescola.com/filosofia/batman-vs-coringa-provocacoes-nitzscheanas-acerca-moral.htm#capitulo_3.1


Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário