quarta-feira, 5 de abril de 2017

Platão e a Crítica a Música Contemporânea


  Platão em seu livro "A República" destaca a influência negativa que a poesia possui para a educação dos jovens e da sociedade em geral. Para o autor, a palavra poética representava grandes perigos, trazendo engodos quando descreve a vida de uma forma que ela não é. 

  Veja um trecho do livro (601a3-b3):  
Assim, penso eu, do poeta diremos também que, embora nada saiba senão imitar, ele consegue, por meio de palavras e frases, usar as cores de cada uma das outras artes, que outros que são como ele, vendo-as graças às palavras ditas, quer se fale do ofício do sapateiro, ou segundo um metro, um ritmo e uma harmonia, julgam que ele fala muito bem quer sobre a arte militar, quer sobre outra coisa qualquer. Tal é o encantamento que, por natureza, esses fatores produzem! Despojadas das cores da música, ditas só pelo que são, creio que sabes a aparência que as obras dos poetas têm...  

 Outro ponto importante é que a educação grega é fortemente baseada na poesia, sendo esta lida para crianças e jovens, tendo influência na fomentação do caráter e ética destes. 

Imagem ilustrativa de Ulisses na Odisseia de Homero
 Tem que se entender que a cultura grega era fortemente baseada na adoração de deuses, e que a poesia muitas vezes os descreviam com características humanas, o que por si só é uma contradição. Para os gregos antigos, os deuses são perfeitos, logo, não faz sentido apresentarem atitudes mesquinhas, egoístas e pecaminosas, como acontecia frequentemente nas poesias.  

  Cabe ressaltar que a poesia da época possuía diversas diferenças dos poemas atuais. Os poemas da Grécia Antiga contavam histórias épicas sobre heróis e deuses, como Ulisses. 

Basicamente, Platão critica os poetas por não serem fiéis à realidade, educando os jovens a se comportar de maneira imoral e passando-lhes uma noção errônea sobre os deuses.

Portanto, o filósofo ao construir sua cidade bela, isto é, uma sociedade perfeita livre de vícios, afirmou que a poesia não lá teria espaço.

   A ideia deste artigo é modernizar esta crítica de Platão para os dias de hoje, isto é contextualizar com os costumes típicos da época atual. Há a possibilidade de estender a crítica à poesia para todas as formais de arte conhecidas. 

   Explico: 

   É facilmente visível que algumas músicas possuem letras com um nível baixo de conteúdo que em nada acrescenta de positivo na cultura e na educação do povo. De forma generalizada, gêneros como Sertanejo Universitário e Funk tem como tema sexo, bebedeiras, traições e brigas de todo o tipo. 
  
   E passam seu conteúdo como algo aceitável, assumindo o que cantam como algo normal.  


   Segue alguns trechos de músicas: 

"Elas tem disposição
Elas mentem pro paizão
Fala que tá no curso e tá na casa do negão, sacanagem"
                                                                                                   - Nego do Borel

"A primeira metade é amor
Cinema em casa, filme de terror
Dormir de conchinha na cama
Ela dizendo que me ama
E a outra metade é tudo ao contrário
No fim de semana sou desmantelado
Saio na balada beijando de boca em boca
Totalmente vida louca"

                                                                                                   - Gustavo Lima

"Olha que quando ela bate com a bunda no chão 
Quando ela mexe com a bunda no chão"
                                                                                                       - MC Kevinho  

  Não querendo despreciar quem gosta deste tipo de música, a multiplicidade de gostos existe, e há de ser respeitada, mas a questão que levanto é o quanto é nocivo uma sociedade tolerante em relação a esse tipo de conteúdo. 

 Será que devemos, para que o jovem cresça mentalmente e moralmente saudável, permitir músicas com este nível de conteúdo seja acessível a jovens e crianças? 

  De qualquer forma, o fato de que músicas como estas, que já são numerosas, tenham grande sucesso, representa que a sociedade, de certa forma, está doente, pois se valoriza muito mais o carnal do que o intelectual e os bons costumes. 


A sua opinião é muito importante, participe da discussão nos comentários, concorda com o que foi dito? Caso tenha gostado, compartilhe e siga o blog. 

Até a próxima!!

Um comentário:

  1. Não é somente através da música que se percebe a degeneração do ser humano, todos os aspectos da existência trazem essa caracteristica, mas isso não surpreende, quem reflete sobre a origem do ser humano e sua finalidade percebe que foi exatamente a Imperfeição que suscitou sua Existência, nossa finalidade é a Evolução, se essa não viesse implicita de forma compulsória inconsciente ainda seriamos seres primitivos, porém ela é mais demorada e mais sofrida, existe a opção da Evolução Consciente, que é para todos, mas poucos estão aptos...

    ResponderExcluir